sábado, 23 de julho de 2011

Momento de ouro do cordel: Acopiarense se destaca em São Paulo

O tema ‘cordel' está em pauta neste ano principalmente por conta do sucesso da novela 'Cordel Encantado' que vai ao ar pela Rede Globo no horário das 18h. Os que gostam de música talvez se lembrem da extinta banda Cordel do Fogo Encantado, grupo do sertão pernambucano que misturava poesia, música e dramatização em suas apresentações.

Além do nome, muitos aspectos da novela e da banda foram inspirados na poesia que expressa a cultura popular, especialmente a do Nordeste brasileiro. Os textos são publicados em livretos fabricados praticamente de forma manual pelo próprio autor.

Bem antes dessa visibilidade toda, um representante da literatura de cordel já difundia a manifestação cultural a partir do Grande ABC. Nascido no sertão do Ceará, Moreira de Acopiara mora em Diadema desde 1981 e vem espalhando poesia pela região.

O trabalho ganha motivo de comemoração hoje, às 16h, com o lançamento do 14º livro, 'O Sertão é Meu Lugar', na Sociedade Recreativa Alameda Glória (Rua Príncipe Humberto, 315), em São Bernardo. A obra foi viabilizada graças a parceria com a Editora Duna Dueto e o Coletivo de Artistas de SBC. O livro reúne os poemas que mais marcaram o autor além de outros inéditos (cerca de 30% da obra). A coletânea comemora também os 50 anos de vida do escritor.

Moreira de Acopiara é na verdade Manoel Moreira Junior. O nome artístico vem de sua cidade natal, com 50 mil habitantes, localizada no sertão do Ceará, a cerca de 345 km de Fortaleza. Veio para São Paulo como a maioria dos nordestinos, na década de 1980, em busca de emprego. Trabalhou como frentista, garçom em churrascaria e vendedor, mas nunca deixou de lado a paixão pelo cordel.

De 15 anos pra cá, vive apenas de suas obras. "No começo foi difícil, mas aos poucos fui conhecendo as pessoas e os lugares certos, até que tudo se encaixasse", diz o poeta.

O autor visita sua terra natal de duas a três vezes por ano, para ver amigos, familiares e principalmente por conta do projeto social que tem por lá. Ele ajudou a fundar a única biblioteca do distrito de Trussu, em Acopiara. mas, apesar disso, não pensa em voltar para o Ceará. "Não tenho do que reclamar. estou vivendo um ótimo momento e o cordel também", completa.

Bom momento que além de ser retratato em telenovelas e músicas, alcançando todo o País, poderá ser visto na avenida do Carnaval carioca em 2012. A Acadêmicos do Salgueiro levará o tema para a Sapucaí e desfilará com o enredo 'Cordel Branco e Encarnado', em tentativa de unir a arte dos poetas populares do Nordeste com batuque carioca.

Trecho

Ser Poeta Popular

Ser poeta popular
É percorrer longa estrada.
É fazer do tempo escada,
E dela não se esquivar.
É conseguir melhorar
A vida de um companheiro,
É construir um roteiro
Sem prejudicar ninguém,
É ver a face do bem

Na solidão de um terreiro
É viajar todo dia
Nas asas da libertade,
É ter criatividade
Para falar de alegria.
É buscar sabedoria,
É defender os direitos,
É ver como são perfeitos
Os muitos grãos de uma espiga,
É ter sempre mão amiga,
Sem enaltecer seus feitos.

É trabalhar na memória
Real e imaginário,
É ser sempre um voluntário
Na construção de uma história.
É correr atrás da glória
Sem esquecer as paixões;
É botar nos corações
Uns sentimentos risonhos,
É viver plantando sonhos
Para colher emoções



Fonte: Blog do Lindomar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário