quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O que é ser Líder?



1. FALSOS LÍDERES 

O líder não é alguém que nasce para ser líder, mas aquele que trabalha para que todos se transformem em líderes. Há três tipos de falsos líderes:

A) Líder ditatorial: é o que segura todo o poder em suas mãos. É ele quem tudo
planeja, tudo pensa, tudo determina.

B) Líder paternalista: como o ditatorial, é ele quem tudo faz. Mas é pior do que o ditatorial, pois amarra as pessoas a si pela afetividade. É o “monitor bondoso”. Cria uma dependência infantil da patrulha.

C) Líder liberal: é o que “deixa tudo como está para ver como é que fica”.

2. LÍDER DEMOCRÁTICO 

É o verdadeiro líder. É o jovem que está disposto a sacrificar-se, a dedicar seu tempo a serviço dos outros, para que sejam livres e sujeitos de sua história. Teremos lideranças em nossas patrulhas se apresentarmos a elas grandes ideais, que exigem sacrifício e doação.
Há três tipos de líderes democráticos: o profético, o de coesão e o prático.

A) Líder profético: é o que tem facilidade para entender o ideal da patrulha. Ele tem visão de para onde sua patrulha caminha, é capaz de entender e interpretar o que acontece no presente e consegue transmitir para os outros a finalidade da patrulha. Possui consciência crítica bem desenvolvida.

B) Líder de coesão: é o que se preocupa com a união da patrulha, com o diálogo, com a amizade e a compreensão. Tem facilidade para captar os problemas humanos da patrulha e contribuir para a sua solução. Normalmente faz seu trabalho em silêncio. Ajuda a patrulha a dar testemunho do que é o essencial para a Tropa e faz crescer a capacidade da patrulha para a ação.

C) Líder prático: tem capacidade de planejar e organizar a ação e de ajudar na formação da patrulha. Nunca trabalha sozinho: delega poderes e sua meta é descobrir novos líderes. Pelo seu exemplo de dedicação, comunica entusiasmo e esperança aos membros da patrulha.
Relacionamento entre os três: o líder profético tem visão, sabe questionar, mas não
é prático e não sabe encontrar saídas. O líder de coesão tem a tendência de somar forças, o profético de ser divisionista. O líder de coesão, por sua vez, é prudente demais quando, às vezes, tem de enfrentar o problema.

Um líder complementa o outro. E cada tipo de líder tem em si alguns traços dos outros dois. É importante que o líder prático possua esses traços dos outros líderes, caso contrário não conseguirá levar a patrulha adiante.

Instrução LEOística retirada do Blog do Distrito LEO LA-4: http://dleola4.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário