Conheça Acopiara

Salve Acopiara, Grande o Povo seu, Essa joia rara, Criada por Deus
Bandeira Municipal


Dados Gerais
Acopiara é um município brasileiro localizado na região Centro-Sul do Ceará. Sua população é de 51.171 habitantes.


Vista aérea da cidade


Etimologia
Acopiara é uma composição da língua tupi aco: roça, roçado, cultura; pi: de pina, limpar ou tratar; e ara: (prefixo que indica agente) que significa: aquele que cultiva a terra, o agricultor ou o lavrador. Sua denominação original era Lages, depois Afonso Pena e, desde 1943, Acopiara.




Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Breve Histórico

A história dessa área do Ceará mistura-se com os índios Quixelô religiosos e colonizadores.
O povoamento da região compreendida nos limites do atual município de Acopiara começou no século XVIII, depois que os Quixelô foram submetidos à paz, aldeados e removidos para a Missão da Telha (hoje Iguatu) e a Missão de São Mateus (hoje Jucás)
Com a expansão da pecuária no estado do Ceará, no século XVIII, fazendeiros estabeleceram-se nestas terras via sesmarias, e assim surgiu o núcleo urbano.
Em 1910, com a expansão da Estrada de Ferro de Baturité até Crato, Acopiara (então Lages), são inauguradas três estações de trem (Luna, Acopiara e Quincoê), o que impulsionou muito a economia local.
A fundação da cidade data de 28 de setembro de 1921.

Arco da Santa - entrada da cidade

Economia


Como em muitas cidades do interior do Ceará, Acopiara tem em sua produção agrícola a maior fonte de renda, muito embora possa-se verificar que a agricultura se apresente ainda na sua maioria como de subsistência de pequenos produtores. Destaque para o ramo aviário, que nos últimos anos cresceu.

Na década de 1970 Acopiara foi o segundo produtor de algodão do estado do Ceará, mas as constantes secas, bem como a inserção do bicudo em suas lavouras, contribuíram para que sua produção fosse bastante reduzida, contudo o ramo algodoeiro ainda tem contribuído muito na economia acopiarense.

Destacam-se ainda no ramo industrial, as indústrias de sabão e a refinaria de óleo. Acopiara também dispõe de boa estrutura no ramo de cerâmicas, com boa produção de tijolos e telhas.
No setor comercial existe boa variedade de lojas de vestuário, do comércio mercantil de alimentos e de lojas de eletrodomésticos.
Foi também registrada a presença de grafite, ametista, gemas e pedras ornamentais.

Barragem Dr. Tibúrcio Soares
Mais Imagens

Mercado Público Municipal

Av. Paulino Félix


Vista aérea
Sede da Prefeitura
Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário